“Clube Metrox no programa Escola Segura ”.

Fruto da parceria entre o Clube Metrox e a Divisão de Segurança a Transportes Públicos, foi realizada uma ação sobre “Mobilidade Segura”, no âmbito do programa Escola Segura, que decorreu na estação Olivais, no dia 13 de Novembro (3.ªf).

170 alunos da Escola EB1 Alice Vieira, do 1º ao 4º ano, participaram numa atividade pedagógica de boas práticas tendo como objetivo fomentar a utilização do metro e aprender como viajar em segurança.

Os grupos de alunos/as foram chegando,  acompanhados por elementos do Programa Escola Segura, sendo acolhidos numa zona do Clube infantil criada para o efeito na referida estação.

Na atividade “Mobilidade Segura” foram abordados os vários comportamentos seguros que as crianças devem adotar quando viajam no Metro, utilizando, para o efeito, as várias Regras Douradas do Clube Metrox. Foram abordadas as questões ligadas ao título de transporte, de como comprar o bilhete ou passe, da importância de andarem sempre com o seu passe, como utilizar os canais de acessos e as escadas rolantes e a forma de permanência no cais. Ao longo de toda a atividade procurou-se sempre falar da importância de se viajar de forma segura, cumprindo as indicações que lhes forem dadas quer pelos adultos que os acompanham quer pelos funcionários do Metro.

As crianças entre os 6 e 10 anos estiverem sempre participativas e interessadas, demonstrando bastante conhecimento do modo metro, tendo revelado, quando questionados, que na sua maioria andam de Metro. Muito curiosos/as, quiserem experimentar como funciona o ponto de ajuda, tendo sido explicado o seu funcionamento e realizada uma “experiência de ajuda” através deste canal com o apoio do OC em estação. No final da ação foram distribuídas pequenas lembranças a todas as crianças.

Os/as nossos/as pequenos/as visitantes regressaram à escola muito entusiasmados/as com o que aprenderam sobre a utilização segura do Metro e com o desejo de conhecerem os heróis do nosso clube, a Metrinha e o Metrox.