preloder

A HISTÓRIA DO METRO DE LISBOA

O Metro Nasceu

Foi no dia 29 de dezembro de 1959 que o Metro começou a funcionar. Como deves calcular, esse foi um dia muito importante para a cidade de Lisboa, já que as pessoas ganharam um novo meio de transporte mais rápido, seguro e amigo do ambiente.

Nessa altura, a rede do metro era bem mais pequena do que é hoje. Tinha apenas 11 estações. Os comboios partiam da estação Restauradores e iam até Sete Rios ou Entre Campos, dividindo-se a linha em duas no Marquês do Pombal, que antes se chamava Rotunda.

Uma curiosidade! Sabias que os primeiros comboios do Metro chegaram a Portugal de barco? Pois é! As carruagens foram feitas na Alemanha e vieram até Portugal de navio!

O Metro Cresceu

Tal como tu, o metro tem estado a crescer. Em 1972 foi prolongado dos Restauradores até Alvalade e, em 1988, até às estações Colégio Militar/Luz e Cidade Universitária. Em 1993 inaugurou a estação Campo Grande.

Já agora, sabias que a estação Campo Grande foi a primeira que não estava debaixo da terra?

Aos poucos e poucos o Metro foi ficando cada vez maior! Em 1998 chegou ao Cais do Sodré, ano em que a linha vermelha começou a funcionar até à Estação Oriente. Essa linha que começava na Alameda foi muito importante para levar as pessoas até à Expo 98, uma exposição mundial que teve milhões de visitantes. Fala com os teus pais que eles contam-te como foi!

Sabes que os primeiros comboios do Metro (aqueles que vieram de barco), chamavam-se ML7, eram brancos e vermelhos e estiveram a funcionar entre 1959 e 2000.

O Metro que Conheces

A partir daí e até aos nossos dias, o Metro não parou de crescer e saiu para fora de Lisboa. Agora quem mora na Amadora ou em Odivelas, pode viajar num instante até ao centro da cidade.

Também muito importante, o Metro chegou à estação Santa Apolónia, onde podes apanhar o comboio para vários sítios de Portugal, e também ao Aeroporto de Lisboa para viajares para qualquer parte do mundo.

Hoje, o Metro que tu conheces tem 4 linhas (Amarela, Azul, Verde e Vermelha), com 56 estações e quase 45Km.

Só para terminar! Sabes quantas pessoas viajaram no Metro de Lisboa no ano de 2017?

162 Milhões de pessoas! Mais ou menos o mesmo se multiplicares a população de Portugal 15 vezes.

Scroll Up